Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Jornalista especializada em educação palestra no GCN

O GCN Comunicação abre as portas na noite de hoje para receber educadores e autoridades para o lançamento do Projeto Jornal Escola 2012. São esperados 80 convidados para assistir à palestra da jornalista especializada em educação, Talita Moretto, coordenadora do Programa Jornal e Educação/Projeto Vamos Ler, desenvolvido pelo Jornal da Manhã, de Ponta Grossa (PR). Talita é especialista em tecnologias na Aprendizagem/Educomunicação, formada pelo Senac.

A palestra terá como tema “Educação para os meios: a influência da mídia e das novas tecnologias no processo de ensinar e aprender”. O lançamento será no Auditório “Jornalista Corrêa Neves”, às 19h30. Após a palestra, será servido um coquetel. Deputados, vereadores e secretários municipais confirmaram presença. A secretária de Educação, Leila Haddad, e a dirigente regional de Ensino de Franca, Ivani Marchesi, participarão do evento.

Ainda nos anos 1970, por iniciativa da jornalista Sônia Machiavelli, o Comércio passou a receber estudantes para conhecer suas instalações e como são produzidas as notícias. O trabalho foi sendo aprimorado e deu origem ao Projeto Jornal Escola, criado com o objetivo de oferecer o Comércio como uma ferramenta de trabalho em sala de aula para incentivar a leitura entre os alunos e contribuir para a formação de cidadãos críticos, preparados para opinar sobre suas realidades.

Desde 2010, o GCN convida especialistas em educomunicação para o lançamento do Projeto Jornal Escola. Cecília Pavani, do departamento de educação do jornal Correio Popular, de Campinas, e Cristiane Parente, coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ (Associação Nacional de Jornais), de Brasília, palestraram nos anos anteriores. Talita Moretto, do Paraná, antecipou em entrevista ontem que irá abordar a função do jornal na formação dos jovens e no estímulo para que desempenhem seu papel social na comunidade. “Pretendo contextualizar como o jornal atua em sala de aula e, fora dela, como o jovem, ao ler o jornal, conversar com outras pessoas, ver televisão, acessar a internet, entende o seu papel social e como o professor, tendo o jornal nas suas aulas, pode ajudar seu alunos neste entendimento.”

A jornalista Sônia Machiavelli ressaltou a importância das palestras promovidas pelo projeto. “Elas sempre trazem algo novo que funciona como estímulo, oxigenação, insight, desdobramento de ideias. Noto que os professores que são nossos parceiros demonstram muita vontade de expandir a aprendizagem para caminhos que entrem em conexão com a comunidade e a formação cidadã de seus alunos.”

AÇÕES
O Jornal Escola possui diversas ações. As visitas de estudantes ocorrem duas vezes por semana para que conheçam as dependências do GCN e como é o processo de produção das informações pelo jornal Comércio, Rádio Difusora AM, portal GCN e GCN Revistas. Neste ano, 5 mil visitantes devem conhecer a sede da empresa. “O interesse é muito grande. Estamos com a agenda preenchida até setembro”, disse Roberta Rúbio, coordenadora do projeto.

O grupo mantém parceria com escolas públicas que recebem gratuitamente exemplares do Comércio todos os dias para que os professores desenvolvam projetos na sala de aula, além do caderno Clubinho, destinado para o público infantil. Para auxiliar esses educadores nos trabalhos, o GCN oferece, desde 2010, oficinas pedagógicas dentro do projeto “O jornal na sala de aula”. A professora Maria Ângela Freitas Chiachiri, especialista em Linguística, coordena as atividades que começarão na próxima semana. Os encontros são quinzenais e prosseguirão até o fim do ano. Além disso, todas as unidades receberão repórteres, editores ou fotógrafos para ministrarem palestras sobre a profissão e os bastidores da produção de notícias.

Todas as escolas parceiras participarão de um concurso para eleger o melhor projeto desenvolvido com o Comércio nas escolas. Como em 2010, o Jornal Escola promoverá também um concurso de redação entre alunos do 5º ano. Na edição anterior o tema foi Trânsito. O assunto deste ano ainda está sendo definido.

Fonte: Comércio da Franca 23/03/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário