Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 7 de março de 2012

II Seminário Retratos da Leitura no Brasil acontece no dia 28 de março e apresenta os resultados da 3ª edição da pesquisa sobre o comportamento leitor

Maior e mais completo estudo dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro, encomendado ao IBOPE Inteligência pelo Instituto Pró-Livro, será mostrado na cidade de Brasília.



No próximo dia 28 de março, o IPL – Instituto Pró-Livro divulga os resultados da 3ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, considerada o mais aprofundado estudo do mercado dedicado a conhecer o perfil do leitor brasileiro. No seminário realizado em Brasília, o levantamento será apresentado a autoridades, dirigentes, especialistas de órgãos de Educação e Cultura, entidades, estudiosos e formadores de opinião.

Para a presidente do IPL, Karine Pansa, o estudo “visa mostrar muito além do comportamento do leitor brasileiro, mas também promover reflexões e debates sobre os avanços e os impasses que os resultados revelarão”. Encomendado pela instituição junto ao IBOPE Inteligência, o encontro está marcado para as 13h15 na capital federal. “Esperamos que os cenários apresentados possam contribuir para a avaliação e a implementação de políticas públicas que melhorem os índices de leitura no Brasil”, destaca.

Dentre os aspectos levantados pela pesquisa Retrato da Leitura no Brasil, o seminário apresentará as percepções da leitura no imaginário coletivo, os perfis do leitor e do não leitor de livros e as preferências e motivações dos leitores, o que inclui os livros digitais e os canais e as formas de acesso ao livro, com destaque às bibliotecas públicas. Na apresentação, o Instituto Pró-Livro espera contar com as presenças dos Ministros da Educação e Cultura.

Metodologia

Com a visita a mais de cinco mil municípios brasileiros, o propósito da pesquisa é diagnosticar e medir o comportamento leitor e levantar junto aos entrevistados opiniões relacionadas à leitura. Para isso, foi utilizada a pesquisa quantitativa de opinião com aplicação de questionário estruturado por meio de entrevistas presenciais (com duração média de 60 minutos).

O desenvolvimento do estudo foi realizado sob a coordenação do Instituto Pró-Livro, com apoio da Abrelivros – Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, da CBL – Câmara Brasileira de Livros e do SNEL – Sindicato Nacional dos Editores de Livros e de especialistas convidados responsáveis pela análise dos dados coletados.

Sobre o Instituto Pró-Livro
Em meio a estudos e encontros para discutir os caminhos da leitura e do livro no país, representantes do Governo e de entidades do livro, firmaram em outubro de 2006 a criação do Instituto Pró-Livro (IPL). Com o papel de impulsionar as ações de melhoria do hábito de leitura do brasileiro e o acesso ao livro, o IPL tem como principal objetivo promover e incentivar ações para a reversão deste quadro. A associação de caráter privado e sem fins lucrativos conta com o apoio de três importantes entidades do mercado livreiro, a Câmara Brasileira do Livro (CBL), o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e a Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros). 

Serviço
Seminário do Instituto Pró-Livro
Objetivo: apresentar a 3ª. Edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil Data e horário: dia 28 de março, das 13h15 às 18h15
Local: Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília
Endereço: SHS Quadra 06, Lote 01, Conjunto A, Setor Hoteleiro Sul
Informações: www.prolivro.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário