Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A TARDE Educação participa da jornada pedagógica de Jequié


Na  semana passada,  os professores do município de Jequié/BA  participaram  durante os dias 07 e 08/02, em  sua  jornada pedagógica, das oficinas que integram o Ciclo de Formação de Mediadores em Leitura de Jornal  que fazem parte do Programa  A TARDE Educação. As oficinas  foram  ministradas pela Assessora de Projetos Sociais do Grupo A TARDE, Luciane Alcântara.

No primeiro dia do encontro os educadores foram recepcionados com a leitura  da mensagem “Gaiolas e Asas”, de Ruben Alves, feita  pela mediadora. Durante o evento, os professores participaram dialogando sobre a importância da leitura e como utilizar o jornal como recurso pedagógico.
No final do primeiro dia de oficina os professores se dividiram em seis grupos. O propósito era que cada um elaborasse  projetos que auxiliassem o uso do jornal em sala. O primeiro grupo a se apresentar apostou em trabalhar com oralidade em sala, através de uma reflexão coletiva das matérias jornalísticas.
A secretária  de Educação de Jequié, Mirian Rotondano, aposta que a parceria com o programa dará bons frutos. “Nós sabemos que o projeto A TARDE Educação levou resultados positivos para outros municípios. Acreditamos que  também dará certo aqui em Jequié”,  disse. Ela também falou da importância da jornada pedagógica: “A jornada tem como objetivo principal organizar o ano letivo e discutir temas na área educacional".
Segundo o professor de  português da Escola  Adinalva Miranda Almeida, Jonas Bispo Barros, o jornal é um instrumento riquíssimo para trabalhar em sala. “O jornal têm textos que podem ser explorados. Trabalharei com meus alunos a escrita através das reportagens e imagens presentes no jornal”. 
“A abordagem que Luciane fez foi muito interessante, pois podemos trazer os fatos atuais para dentro da sala de aula e discutir com a turma”, disse o professor do Centro Educacional Presidente Médici, Amilton Ribeiro de Morais.
Para a articuladora do programa em Jequié, Sara Oliveira Rodrigues, “o jornal é um suporte para ampliar o conhecimento”. Sara também falou da parceria com o projeto. “A Secretaria de Educação do Município fez a parceria com o A TARDE Educação com o objetivo de oferecer mais uma possibilidade de trabalhar com a leitura e a produção textual com os educandos”.
  Educadores leram mensagem de Rubem Alves
Equipe pedagógica da Secretaria de Educação. 
Ao meio, a articuladora do programa em Jequié
Professores utilizaram o jornal para a elaboração dos projetos
Secretária de Educação de Jequié 
veste  a camisa  da jornada
Fonte: A Tarde Educação/ Cátia Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário