Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sugata Mitra ressalta importância de perguntas inteligentes para estimular crianças


Programa Jornal e Educação acompanhou bate-papo com educador e pesquisador indiano Sugata Mitra. Ele esteve na Campus Party/EducaParty no dia 7, em São Paulo e respondendo à pergunta de uma pessoa da plateia se era possível a tecnologia/máquina substituir o professor ele disse: "Se existe um professor que pode ser substituído por uma máquina, é porque Esse realmente deveria ser."
Sugata Mitra também afirmou em relação às redes sociais como o Facebook que elas jamais seriam usadas totalmente para a educação, mas que poderiam ser usadas para provocação. E que aí, sim, poderiam ser interessantes como parceiras da educação.

Outro ponto que o pesquisador citou e que vale a pena refletir é que, para estimular a criança, é importante não apenas o computador e a internet, mas perguntas instigantes, que gerem curiosidade. E citou algumas perguntas que geraram experiências que ele fez no mundo inteiro e fizeram com que crianças aprendessem a pesquisar.

Para mais informações sobre a Campus Party/EducaParty: http://educarede.org.br/global/educaparty-brasil

Foto: EducaParty/RicardoLisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário