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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Oficinas na #EducaParty

Oficina Vídeo de Bolso: Narrativas audiovisuais com celular

EducaParty 2012

A oficina foi ministrada por Henry Grazinoli (Tela Brasil e Buriti Filmes) e Aluísio Ribeiro Amaral Cavalcante (Casa da Árvore) e aconteceu nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2011 das 17h às 20h na sala 1 do Espaço de Inclusão Digital. A atividade teve início com a apresentação do grupo e cada um colocou uma imagem ou vídeo que representasse os seus desejos ou sonhos.

Na primeira atividade prática da oficina, os professores foram divididos em grupos de até 5 para desenvolver um processo simples de desenvolvimento e compartilhamento de grupo. O tempo da atividade foi de 20 minutos. A ideia era encontrar no grupo de trabalho algo que valesse a pena ser compartilhado com todos. Os oficineiros discutiam com o grupo a viabilidade de transformar a ideia em vídeo. Os grupos então produziam a ideia em vídeo que eram apresentados no final da oficina.

No segundo dia, já dividos em seis grupos, os educadores se encontraram às 14 horas na entrada da Campus Party para a captação das imagens. Ao retornar às 17h, os grupos editaram os vídeos utilizando o Open Shot até as 20h. Após a edição, os professores apresentaram ou publicaram seus vídeos em sites de compartilhamento.

Oficina Mapas Digitais e novas formas de representação do espaço

EducaParty 2012

Desde a antiguidade a humanidade se utiliza de mapas como forma de representação do espaço. Ao longo do tempo, essa  representação tem variado em suas formas com a utilização de diferentes técnicas e tecnologias. E foi a partir desta percepção que se criou a oficina de Mapas Digitais e novas formas de representação do espaço que ocorreu nos dias 08 e 09 de fevereiro.

O objetivo da oficina, mediada por Patrícia Azevedo e Regina Helena Alves da Silva, tinha por objetivo proporcionar aos participantes vivenciar a experiência de criação de mapas digitais e refletir sobre a representação do espaço numa sociedade digital em que convive uma multiplicidade de realidades e visões.

No primeiro dia da oficina os participantes discutiram os conceitos teóricos inerentes ao tema já  no segundo dia da oficina Mapas digitais e novas formas de representação do espaço, os participantes foram até o Parque São Domingos, no Capão Redondo, para conhecer a ONG Casa do Zezinho e realizar o mapeamento do bairro utilizando a ferramenta Wikimapa. Os 15 participantes que vieram de vários Estados brasileiros para a Educaparty tiveram a oportunidade de conhecer a Casa do Zezinho e realizaram registros em foto, filme e anotações sobre cada espaço da ONG para inserirem posteriormente no material multimídia no Wikimapa.

Na volta à Campus Party, participantes e mediadoras debateram sobre o uso dos mapas digitais na escola. “Usamos a linguagem ao criar o mapa. Isso é muito importante na sala de aula. A ideia de mapear é a apropriação dos sentidos e a produção de uma representação do lugar onde estou”, explicou a mediadora Regina Helena Alves da Silva.

A mediadora Patricia Azevedo, explicou que o Wikimapa é uma ferramenta que serve para ressaltar os potenciais de determinada comunidade, tanto para os moradores quanto para empresas interessadas em investir no local. “Aprendi muito sobre meu bairro trabalhando com mapas junto com meus alunos”, contou uma professora de São Bernardo do Campo que participou da oficina e já tinha trabalhado com mapas digitais na sala de aula.



Fonte: EducaRede/ Fotos: Ricardo Lisboa

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