Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O celular em nossa vida

Por Cecília Pavani - Correio escola Multimídia

Celular é um suporte e tanto: falamos de nossos problemas e discutimos sobre tudo no cotidiano; marcamos e desmarcamos encontros, trocamos impressões a respeito de objetos e lugares já visitados etc, mas nos esquecemos da modalidade “olho no olho”, o conversar com o outro “ao vivo”, isto é, já não vemos pessoas num restaurante ou bar conversando animadamente olhando uma para as outras, mas todas com seus celulares.

Na rua, no cinema(!), na cafeteria,sozinhos ou com amigos, as pessoas lá estão empenhadas naquele minúsculo aparato falante como se ele fosse mais importante que um ser humano.
Podemos dizer que criamos uma nova dependência, a de não conseguir deixar o aparelhinho quieto!

Se no telefone fixo com o outro, era algo que requeria tempo e atenção, hoje, com o celular, o comportamento é outro: o tilintar de um fone, uma música ou chamado leva as pessoas a largar de imediato o que estão fazendo para atender o celular, como se o chamado fosse sempre uma emergência!

No ônibus, na rua, na padaria, sala de aula ou mesmo em meioa uma reunião ou celebração religiosa, pasmem! As pessoas ficam como que anestesiadas pelo chamado e não atendê-lo, parece a maior de todas as ofensas!

É claro que há chamadas necessárias em caso de doença, acidente, trabalho, mas será que todas as chamadas correspondem a tais situações?

O celular é útil, sem dúvida, mas sua utilização está merecendo analise comportamental.

Participamos, querendo ou não, de discussões entre casais, pais e filhos, de bate-papos entre amigos e outras conversas, como se estivéssemos em uma roda de pessoas alucinadas, falando sozinhas a todo momento…

Felizmente há locais em que a solicitação para desligar celulares faz parte de suas funções, mas infelizmente, há muito que se pensar e aprender sobre educação ao telefone celular, aliás, hoje, uma disciplina em falta nos bancos escolares…

Fonte: http://www.rac.com.br/blog/38/blog-correio-escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário