Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Jornal na sala de aula: Circo encanta alunos do projeto



O nome oficial é ‘Estoril’, mas bem que poderia se chamar Circo‘ Giovana’,por exemplo, tamanha era a empolgação da menina que, pela primeira vez, pisava em um picadeiro. Ela era uma das 1.500 pessoas, convidas do projeto ‘Jornal na Sala de Aula’, do Diário do Nordeste, para entrar nesse mundo da imaginação, assistir à sessão exclusiva do Circo Estoril,belíssimo espetáculo em cartaz no estacionamento do Shopping Iguatemi.


O público era composto, exclusivamente, por alunos, professores e parceiros. A plateia ficou lotada de estudantes de escolas de diversos municípios, entre eles, Fortaleza, Itaitinga, Itapiúna, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Ocara, Pacajus, Pacoti, Redenção e Uruburetama. Também estiveram presentes representantes das empresas Esmaltec, Vicunha e Saga, parceiras do programa que, em 2012, celebrará 15 anos de muito sucesso.


A estudante Giovana Muniz, 10, alunado 5º ano da Escolinha Abraço Fraterno, em Cascavel, ficou encantada com tudo. Com os olhos atentos a cada atração circense, deu gargalha das ao ver as peripécias dos animados palhaços, ficou curiosa tentando achar o mistério das ilusões dos mágicos, tremeu de medo como globo da morte e se emocionou coma dançado ‘balé das águas’.


“Foi o dia mais feliz da minha vida. Estou louca para chegar em casa e poder contar para todo mundo o que eu vi no Circo Estoril. Eu amei tudo. Quero vir de novo”, conta a menina.


Os professores também puderam ter um dia diferente, sair da rotina escolar. A diretora da Escola Irmã Dulce, em Maracanaú, Edirene Sousa, mal se continha de tanta satisfação. “Nossos alunos são muito pobres, nunca poderiam vir para um evento se não fosse o projeto”, conta.


A estudante da Escola Irmã Dulce, Maria Jeovana Alves, 8, lamentou o fim do espetáculo. Disse que ia passar uma semana inteira só pensando no que viveu no circo. “Vou escrever uma redação bonita e contar para todo mundo as coisas engraçadas que assisti”, diz a menina.


O auge do espetáculo foi o Globo da Morte. Ele fez a plateia toda se levantar, ficar com medo, tamanha era a aventura, a adrenalina correndo nas veias. No fim,entre emoções variadas - o riso,o medo e a contemplação o que ficou mesmo foi o desejo de quero mais.



Projeto
Como objetivo maior de capacitar professores para o uso do jornal como uma importante ferramenta educacional na escola, o projeto também tem proporcionado experiência inesquecíveis de sociabilidade, lazer e cultura. “O aprendizado pode se dar em todo lugar, até aqui no Circo. Estamos garantindo a esses meninos e meninas um dia diferente que, com certeza, vai ficar na lembrança para sempre”, afirma a coordenadora do‘Jornal na Sala de Aula’, Adriana Freitas.


A coordenadora de planejamento do Diário do Nordeste, Camila Coutinho, se anima com a satisfação dos participantes do projeto. Segundo ela, mais de 6.500 professores já foram capacitados até agora. Estão multiplicando saberes e uma visão mais crítica sobre o mundo com a leitura do jornal nas escolas.


Ela comenta que as mudanças nas famílias atendidas é algo notório e surpreendente.O estudante que começa a ler mais por conta do projeto, repassa esse bom hábito da leitura para os demais membros, gerando, assim, uma onda de conhecimento e autoestima. “Essa vinda para o Circo Estoril é um presente, momento a mais de compartilhar experiências, saberes”, conta.


E tinha muito adulto voltando ao mundo da infância, encantado com o universo circense. A analista de comunicação da Vicunha Têxtil, Mara Fernandes, era um desses. Ela aplaude as iniciativas culturais como essa e parabeniza a qualidade das mil ações do ‘Jornal na Sala de Aula’.


“Estamos apoiando há cinco anos e sabemos que o projeto tem feito diferença nos municípios, virou referência de boa ferramenta pedagógica. As crianças e adolescentes saem de uma sessão de circo, como essa, com uma visão de mundo diferente, mais felizes e empolgados”, diz.
Fonte: Diário do Nordeste 11/02/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário