Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ética digital e o uso responsável da web



Mais um debate no dia 9 de fevereiro aconteceu na EducaParty. O públio pôde assistir Ética digital e o uso responsável da web das 14h às 16h no palco Entretenimento da Campus Party. Estavam presentes Vânia Sandeville, professora Orientadora de Informática Educativa (POIE) na EMEF Leonor Mendes de Barros; Carolina Quattrer Pinheiro, professora orientadora de informática educativa (POIE) e Dinamizadora do projeto Aula Fundação Telefônica na Unidade Municipal de Educação (UME) Avelino da Paz Vieira em Santos – SP; Rafael Parente, subsecretário de Novas Tecnologias Educacionais na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ); Laís Souza Costa, aluna da EMEFM Darcy Ribeiro (São Miguel Paulista – SP), representante da Imprensa Jovem, projeto da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP); Rodrigo Nejm, diretor da Safernet no Brasil; e como mediadora, Luciana Cavalini, gerente de Comunicações e Relações Institucionais da Fundação Telefônica/Vivo.

Neste espaço de tempo houve uma discussão muito interessante e enriquecedora de todas as partes, inclusive com a participação de 5 pessoas da plateia com perguntas. 

O que se sobressaiu no debate foi a necessidade de que valores e ética devem orientar a vida de todos, não importando onde se esteja, no mundo dito “real” ou no mundo dito “digital”. Que um “educar para o mercado” jamais deveria esquecer o ensino e vivências de ética e direitos humanos e que na verdade a mobilidade só potencializaria e estenderia o espaço público que já existe.

Por outro lado, todos foram unânimes em afirmar que o exemplo do professor e a vivência da ética e da cidadania que ele proporciona em sala de aula e em laboratórios é fundamental para que os alunos apreendam realmente estes conceitos.

O debate foi finalizado com as afirmações de que sem diferenciar segurança de controle, não é possível se estabecer a ética, e que não haveria segurança e liberdade sem ética.



Fonte: EducaRede/ Foto: Ricardo Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário