Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Itabuna se destaca no A Tarde Educação

Itabuna, uma das 41 cidades parceiras do  A Tarde Educação, vem ganhando destaque através do trabalho desenvolvido pela articuladora do programa no município Lisângela Silva. Nas salas de aula, os professores utilizam o jornal A Tarde como recurso pedagógico quase em todas as disciplinas e, junto com os alunos, multiplicam seus conhecimentos sobre a realidade. O objetivo dos professores é desenvolver a capacidade argumentativa e crítica dos alunos, solicitando-lhes, após análise de  algumas matérias, atividades complementares.
Nas escolas de Itabuna, a leitura e a escrita  são capacidades linguística que tem por objetivo inserir o aluno-letrado na sociedade e o jornal é um ótimo  auxiliador  nesse processo de ensino. Em algumas escolas do município, como a Escola  Municipal Flávio José Simões Costa, um dos  métodos utilizado para trabalhar com o jornal em sala de aula foi debater  sobre notícias presentes no jornal que os alunos comentavam em sala. Para não descartar o interesse na notícia, a professora trabalhou  com alguns jornais trazidos pelos próprios alunos, depois ela começou a utilizar o jornal  A Tarde. 
Na Escola Bastista Teosópolis, o PROEJA( Programa de Educação de Jovens e Adultos ) também vem realizando atividades com o jornal. A professora Ionae Santana da Silva realizou um  trabalho de Jornal Mural com seus alunos.  “Aproveitando o dia 7 de Setembro, lancei aos meus alunos o desafio de se fazer um Jornal Mural com base nos estudos anteriores a respeito de como se escreve uma matéria de jornal. Solicitei previamente que levassem textos que falassem sobre a Independência do Brasil, em seguida, todos fizeram a leitura e comentaram sua produção, identificando os elementos do texto”, disse Ionae.
Não é de agora que a cidade de Itabuna vem ganhando visibilidade no A Tarde Educação. Em novembro, o programa realizou um seminário que concluiu o fim das atividades com jornal em 2011 e entregou, durante o evento, o Menção Honrosa para Lisângela Silva. A professora se destacou como a articuladora que mais contribuiu  para a realização do programa em seu município. Em entrevista ao A Tarde Educação, Lisângela falou que não espera  ganhar o  prêmio e argumentou: “Quando o jornal demora para chegar, os alunos logo reclamam”, disse. A pedagoga Georgia Oliveira, que entregou o Menção Honrosa à professora disse que assim como Itabuna, outras cidades parceiras do programa também estão se destacando.
Fonte: A Tarde Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário