Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Caderno de Notícias - Uma experiência que merece ser compartilhada


Por Patrícia Kloster
Patrícia Kloster
O trabalho com o caderno de notícias teve início em fevereiro deste ano nas turmas do Ensino Médio, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen (Ponta Grossa) com a finalidade de ser uma proposta de produção de texto diferente das que já são realizadas em sala de aula. Normalmente, as propostas de produção textual são desenvolvidas a partir do estudo dos gêneros textuais e suas características, através da participação em eventos pré-determinados (datas comemorativas, semanas culturais, campanhas de conscientização, concursos, etc.), entre outras atividades. Acredito que todas as atividades que estimulem a produção de texto são válidas e contribuem de alguma forma para o desenvolvimento intelectual e crítico dos alunos, seja a partir de uma charge, de uma letra de música, da discussão de um assunto, de um vídeo, de uma pintura, de uma notícia, todas geram interpretações e comentários. Ampliar esse universo das práticas de leitura e escrita é um dos objetivos do Caderno Circular de Notícias.
A busca pela significação proposta pelas atuais concepções de linguagem, que envolve o contexto de produção, as diferentes situações de comunicação, a intenção de quem o produz e a interpretação de quem o recebe, é o desafio. Neste trabalho, os alunos vivenciam situações bem próximas e significativas através da leitura e discussão de notícias recentes da própria cidade, e interagem com outras pessoas, lendo opiniões diversas, identificando-se ou não com elas, comentando e compartilhando a sua leitura e opinião com os colegas, já que nosso veículo de comunicação é um caderno com recortes de notícias que circula diariamente entre os alunos.
Nesta proposta, a produção escrita do aluno não é vista e cobrada através do erro, mas das formas de compreensão e recepção dos textos lidos que procuram desenvolver um comportamento leitor e escritor a partir da familiarização com os gêneros presentes no jornal. 
Percebo que propostas como esta favorecem a formação de alunos leitores e estimula a escrita, já que esta é o resultado da leitura, e para que desenvolvam esta habilidade é necessário que tenham contato com os gêneros textuais, principalmente os que estejam relacionados com a sua vivência. Quanto mais se lê, mais se tem facilidade para escrever e expressar-se.
Com este trabalho já está colhendo frutos, que são as produções dos alunos que comentam e opinam sobre os mais variados gêneros presentes no jornal, tornando-se, assim, melhores na escrita, no despertar da responsabilidade de utilização e cuidado com o material que é compartilhado, e na interação com os colegas e professores através das leituras.
Outro ponto positivo deste trabalho é a propagação da ideia, que é sugestão do Projeto Vamos Ler, e que está incentivando outros professores a criarem cadernos circulares semelhantes em disciplinas como Filosofia, História, Artes e Geografia.


Patrícia Kloster é professora de Língua Portuguesa do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, e desenvolve o Projeto Vamos Ler desde 2008. O Vamos Ler é desenvolvido pelo Jornal da Manhã/PR.
atrícia Kloster

Nenhum comentário:

Postar um comentário