Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sétima edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso tem inscrições abertas até o próximo dia 15



Estão abertas até a sexta-feira, 15 de julho, as inscrições para a sétima edição do Concurso Cultural Ler e Escrever é Preciso, do Instituto Ecofuturo, parceiro do Programa Jornal e Educação. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e expressão autoral através da escrita.



Os participantes interagem com os temas escolhidos a cada edição, acessando conteúdos e bibliografia especialmente selecionados. Os autores dos melhores textos são reconhecidos durante evento cultural em São Paulo e com a publicação de obra coletiva, distribuída a todos os participantes. Realizado via web e com abrangência nacional, é aberto às escolas públicas e particulares de todos os níveis da educação, ONGs e bibliotecas.



O tema deste ano é "Vamos Cuidar da Vida". veja abaixo a versão resumida do regulamento:



1. Tema Central: "Vamos Cuidar da Vida"


2. Organizador: Instituto Ecofuturo - Futuro para o Desenvolvimento Sustentável; Av. Brigadeiro Faria Lima, 1355 - 7º andar (parte), São Paulo - SP - CEP 01452-919; CNPJ/MF: 03.881.866/0001-47; Inscrição Estadual: 116.760.250.119

3. Podem participar, inscrevendo textos para avaliação pelo Organizador, alunos do ensino fundamental, do ensino médio e de programas de Educação para Jovens e Adultos ("EJA"), bem como professores desses níveis de ensino e, ainda, profissionais de biblioteca e educadores sociais, conforme definido no regulamento completo.


4. Categorias para participação:
Categoria
Nível de Ensino
I - Alunos do Ensino fundamental I
II - Alunos do Ensino fundamental II
III - Alunos do Ensino médio
IV - Alunos de Educação para Jovens e Adultos (EJA)
V - Professores
VI - Profissonais de biblioteca e Educadores sociais

5. O período de inscrições – que serão gratuitas – começa no dia 01.03.2011 e termina no dia 15.07.2011, considerando-se como data de inscrição a data de preenchimento, diretamente no endereço eletrônico www.ecofuturo.org.br/concursocultural, da Ficha de Inscrição Eletrônica, na qual deverá ser também transcrita a redação


6. São os seguintes critérios de julgamento, que serão realizado por jurados designados pelo Organizador: adequação ao tema proposto; originalidade; vocabulário e correção gramatical; construção de texto; capacidade de chamar e manter a atenção do leitor; criatividade; e conteúdo, entendido este como qualidade da informação apresentada.


7. Número de textos a serem selecionadas: até dez (10) textos mais bem avaliados de cada uma das categorias.


8. Premiação:

(i) os autores das 3 (três) redações mais bem avaliadas de cada uma das seis (6) categorias receberão: (a) um (1) notebook; (b) uma (1) bolsa com cinco (5) livros; (c) uma (1) camiseta do Concurso; (d) uma (1) ecobag; (e) um (1) troféu; e (f) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(ii) a instituição (escola, organização social ou biblioteca) a que forem vinculados cada um dos três (3) participantes acima mencionados das categorias I a VI receberão, cada uma:

(a) um (1) acervo com cinquenta (50) livros; e (b) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(iii) o orientador (professor, educador social ou profissional de biblioteca) indicado por cada um dos três (3) participantes acima mencionados das categorias I a IV receberão: (a) um (1) notebook; (b) uma (1) bolsa com cinco (5) livros; (c) uma (1) camiseta do Concurso; (d) uma (1) ecobag; e (e) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(iv) os demais sete (7) participantes classificados de cada uma das seis (6) categorias enumeradas no item cinco (5) deste regulamento receberão, cada um: (a) uma (1) bolsa com cinco (5) livros; (b) uma (1) camiseta do Concurso; (c) uma (1) ecobag; (d) um (1) troféu; e (e) um (1) certificado de premiação do Concurso com moldura;



(v) a instituição (escola, organização social ou biblioteca) em que forem matriculados cada um dos demais sete (7) participantes acima mencionados das categorias I a VI receberão: (a) uma (1) coleção de cinco (5) livros; e (b) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura;



(vi) os orientadores (professores, educadores sociais ou profissionais de biblioteca) que forem indicados pelos demais sete (7) participantes acima mencionados das categorias I a IV receberão: (a) uma (1) coleção de cinco (5) livros; (b) uma (1) camiseta do Concurso; (c) uma (1) ecobag; e (d) um (1) certificado de premiação do Concurso, com moldura.

9. Entrega dos Prêmios: Em cerimônia a ser realizada em data, horário e local que serão definidos e informados aos participantes selecionados pelo Organizador até o mês de dezembro de 2011.


10. As redações selecionadas serão publicadas em livro editado pelo Organizador, nos termos previstos no regulamento completo.


11. O Organizador poderá divulgar e publicar na sua totalidade ou em parte quaisquer das redações recebidas, sempre mencionando o nome de seu/sua autor(a), nos termos previstos no regulamento completo.


12. O preenchimento da Ficha de Inscrição Eletrônica e envio da redação implica na aceitação incondicional – cuja ratificação, por escrito, poderá ser exigida pelo Organizador, a qualquer tempo, de qualquer dos participantes –, pelo participante e por seus representantes legais, de todas as disposições do Regulamento, cuja versão completa está disponível para consulta e impressão na página eletrônica do Concurso na Internet (www.ecofuturo.org.br/concursocultural), Os termos desse regulamento e as datas nele previstas poderão ser alterados pelo Organizador, a qualquer tempo, independentemente de prévio aviso.


13. Suas dúvidas podem ser esclarecidas por meio da página eletrônica do Concurso na Internet (www.ecofuturo.org.br/concursocultural) ou pelo "e-mail" da Central de Relacionamento do Concurso (concursocultural@ecofuturo.org.br).


Fonte: Instituto Ecofuturo

Nenhum comentário:

Postar um comentário