Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Jornalista faz palestra sobre educação

Educadores e outros profissionais da educação de 18 municípios da região de Maringá, todos participantes do Programa O Diário na Escola, de O Diário, participarão amanhã de uma programação voltada ao estímulo à leitura crítica dos alunos de escolas públicas, que propõe uma abordagem do uso do jornal para estimular novas práticas pedagógicas nas escolas.

O evento faz parte das comemorações alusivas aos 10 anos de O Diário na Escola. De acordo com o supervisor de Programas Educacionais de O Diário, Ricardo Pastoreli, o ponto principal será uma palestra ministrada pela jornalista e professora Cristiane Parente de Sá Barreto, coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Ela falará sobre "Jornal e Educação: da leitura à cidadania".

Parente trabalhou como repórter, redatora e editora em jornal e televisão, participa de estudos e pesquisas da relação entre mídia e educação e, como coordenadora do programa da ANJ, nos últimos 15 anos acompanha o trabalho realizado por cerca de 60 jornais brasileiros que têm publicações dirigidas às escolas, entre eles O Diário.

Ela defende que projetos educacionais como O Diário na Escola ajudam a estimular a leitura entre os alunos, melhorando o vocabulário e criando seu próprio jornal para que deixem de ser apenas consumidores e passem a ser cada vez mais produtores de informação.

"Vamos falar um pouco da importância atual de se discutir e trabalhar com mídia em sala de aula, do contexto atual e da formação de leitores; mostrar experiências bem sucedidas e como o jornal pode contribuir para uma sociedade mais cidadã", afirma Cristiane.

Fonte: O Diário do Norte do Paraná/ Luiz de Carvalho 15/06/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário