Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Educadores participam de palestra do Programa Jornal e Educação


Diretoras e orientadoras das escolas municipais de Maringá e outros 16 cidades da região participaram nesta quarta-feira (15), da palestra “Jornal e educação, da leitura à cidadania”, com a coordenadora executiva do programa Jornal e Educação da Associação Nacional dos Jornais (ANJ), Cristiane Parente de Sá Barreto. Professora e jornalista, Cristiane Parente falou da presença do programa em todo o país e ressaltou a importância da utilização do jornal na educação dos jovens estudantes.

O programa Jornal e Educação, de acordo com a palestrante, é a principal ação social da ANJ, integrando mais de 60 veículos de comunicação dos 147 associados à entidade. Em Maringá a rede municipal de ensino participa do programa através do Diário na Escola. “O programa da ANJ faz parte de um programa mundial de utilização do jornal como ferramenta de educação com resultados muito positivos em todos os países participantes”, disse.

No Brasil são 63 projetos em 19 estados, envolvendo 6.800 escolas, mais de 67 mil professores e 1,8 milhão de alunos. O programa está em mais de 100 ambientes educacionais, indo além das salas de aulas em escolas regulares, chegando em empresas, canteiros e obras e outros espaços de educação regular.

O objetivo do programa, de acordo com Cristiane Parente, é formar leitores críticos, informados sobre a realidade e melhorando o nível de aprendizado dos alunos. Ela cita resultados levantados com os estudantes envolvidos no programa, como a melhora no hábito da leitura, melhora na notas, ampliação do vocabulário e na imaginação, e favorecimento o trabalho em grupo.

Fonte: Assessoria de Comunicação/ Prefeitura de Maringá 15/06/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário