Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Acompanhe seu filho na fase do aprendizado da leitura

A atenção dos pais, o exemplo e a cultura da leitura, são comportamentos fundamentais que influenciam o gosto da criança pelo hábito de ler.
E não há como ignorar, nos dias atuais, o contato diário de crianças e jovens com a internet. Sobre esse aspecto, as dicas que seguem apresentam um importante alerta para o cuidado com a grafia correta das palavras. Norma nem sempre seguida, por exemplo, pelos frequentadores das salas de bate papo on line.


Acompanhe:
Você lê para dar o exemplo?
Leia sempre – é bom para você e excelente para o seu filho, que seguirá o seu exemplo naturalmente. Converse com ele sobre o livro, a revista ou o jornal que estiver lendo. Deixe seus livros ao alcance das mãos dele. Livro é para ser lido, não é para enfeitar a prateleira.
Você leva seu filho à biblioteca?
Faça uma ficha pra seu filho na biblioteca mais próxima da sua casa. A maioria dos municípios do Brasil tem bibliotecas públicas e a inscrição é gratuita. Aproveite.
Você brinca com seu filho?
Muitas brincadeiras são verdadeiros estímulos. Principalmente aquelas que incentivam a leitura, a escrita ou os cálculos. Exemplos de brincadeiras legais: força caça-palavras, palavras cruzadas.
Você faz o que fala?
Seja coerente: suas atitudes refletem o que você pensa. Mostre que estudar é importante e ler, divertido. Estude e leia na frente do seu filho.
Você usa dicionários?
Tenha um dicionário. É importante buscar o significado correto das palavras para aumentar o vocabulário e a capacidade de expressão. Também é bom saber e usar a grafia certa. Incentive seu filho a não abreviar no computador.
Você usa a escrita no dia a dia?
Escreva sempre que puder – bilhetes, cartas, e-mails, listas de compras… Pais que utilizam a escrita em casa ajudam na alfabetização dos filhos. Além disso, quem escreve melhor fala melhor!


Essas dicas foram extraídas da cartilha Guia da Educação em Família, do Movimento Educar para Crescer do Grupo Abril, e fazem parte de uma série que vem sendo reproduzida pelo Blog da Mobilização.Além de servir de reflexão para mudança de comportamento pelas próprias famílias, pode ser divulgado pelos mobilizadores sociais pela educação em seu trabalho junto aos pais e mães de alunos de escolas públicas.

Fonte: Instituto Crescer para a Cidadania

Nenhum comentário:

Postar um comentário