Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Hemeroteca ajuda professores em sala

PESQUISA Tânia Capelari, da biblioteca, mantém 3 mil recortes disponíveis

O aprendizado em sala de aula não é algo que se adquire apenas como uso de apostilas e lições de casa. Nesse contexto da educação escolar, a hemeroteca surge cumprindo o seu papel de instrumento prático de professores e como agregadora de conhecimento para crianças e adolescentes. Ela também é utilizada em outros setores, como bibliotecas, com a função principal de passar informação por meio de um arquivo de acontecimentos reais e factuais.


A chefe de serviço da Biblioteca Municipal "Rubens do Amaral", de Araçatuba/SP, TâniaRegina Capelari, explica que a hemeroteca é um dos espaços que oferece recortes de reportagens e notícias publicadas em jornais e revistas.


FONTE DE PESQUISA


A etimologia da palavra hemeroteca vem do grego. “Heméra”significa dia, e “théke”, depósito ou coleção. Quando a hemeroteca está disponível em bibliotecas, ela é reservada à preservação do material escrito sobre algo ou alguém e é um complementode informações constadas em obras literárias. Na biblioteca de Araçatuba há três mil recortes disponíveis para a população.


Com o objetivo de resgatar os acontecimentos locais, regionaise mundiais, a hemeroteca representa para o leitor novas fontes de pesquisa e ainda supre a carência de atualização de bibliotecas.


Tânia cita a colunado articulista da Folha da Região, Jorge Napoleão, que pode se transformar em uma fonte de pesquisa sobre o município, por retratar assuntos que são relacionados à história de Araçatuba."Muitas vezes os assuntos escolhidos são rapidamente descartados,pois o objetivo da hemeroteca é oferecer ao leitor suporte para pesquisas e assuntos recentes", explica.Tânia também conta que ahemeroteca funciona muito bem como uma guardiã de memórias e registro de atividades.


IMPORTÂNCIA


A professora e pedagoga Kátia Nascimbeni, de Araçatuba, sabe a importância de ter uma hemeroteca como apoio educacional. Ela criou a dela há alguns anos e sempre usa os recortes de jornais e revistas para auxiliar seus alunos e no treinamento de professores. Destacando o quanto isso a ajuda, Kátia revela que os textos jornalísticos e artigos são bons para auxiliar na construção de redações. "A maioria dos alunos tem carência na produção textual por não possuir argumentos necessários",explica. Ela revela que um dos últimos temas focados foi a catástrofe no Japão.


Com tanto material disposto no universo de revistas e jornais, a pedagoga faz uma ressalva para professores que utilizam publicações em salas de aula. "É essencial analisar o conteúdo do artigo antes de trabalhar com ele. Não pode ser muito superficial", diz.O professor também precisa elaborar projetos com recortes se baseando na idade dos alunos. "No ano passado, por exemplo, trabalhei com a questão da violência. Então, usei textos que falavam sobre violência no trânsito, na escola e na família", completa.


Para a Kátia, o trabalhocom jornais pode ser consideradoum processo que dá resultadoa longo prazo. No início,quando começou a desenvolveras atividades, muitos alunos - especialmenteos adolescentes -não levavam a sério, o que mudoucom o tempo. Hoje, ela encontra seus antigos estudantes que confessam que sentem saudade de suas aulas.


Mais informações sobre o projeto Ler para Crescer, coordenado por Ayne Regina GonçalvesSalviano: lerparacrescer@folhadaregiao.com.br


Fonte: Ler para Crescer/Folha da Região

Nenhum comentário:

Postar um comentário