Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sábado, 21 de maio de 2011

Estudantes da Escola Rotary conhecem a rotina do jornal

Um grupo de 26 alunos entre o 4° e o 9° ano da Escola Municipal Rotary, de Mossoró/RN, visitaram no dia 4 de maio as instalações do jornal GAZETA DO OESTE. A visita é uma das atividades ligadas ao programa Ler para Saber Mais, desenvolvido pelo jornal. Os alunos conheceram o processo de confecção do periódico desde a formação da pauta até a impressão final.

A professora Eltiene Araújo explicou que essa é a primeira vez que as turmas do 4° e 5° ano são incluídas na visita ao jornal. “Eles recebem o jornal em sala de aula uma vez por semana, para se interarem do cotidiano e ficarem melhor informados. E a partir do jornal também são feitos trabalhos de pesquisas”, disse.

A professora Márcia Betânia, responsável pelo acompanhamento dos alunos, explicou como foi o processo de escolha deles para virem até o jornal. “A escolha foi feita através de um sorteio que selecionou um número de alunos de cada turma”, destacou.

Os alunos que vieram ficaram responsáveis por passar as informações para os que ficaram na escola. “A proposta é de que eles anotem tudo, questionem, tirem dúvidas, e quando chegar lá apresentem em forma de trabalho para cada turma, sobre o que eles acharem relevante na visita”, afirmou Márcia Betânia.

A estudante Sabrina Nogueira, de 12 anos do 8° ano, afirmou que ficou satisfeita com a visita, pois tem o sonho de ser jornalista no futuro. “Eu gosto de estar informada sobre o que acontece no País, no Estado e principalmente aqui na cidade, e fiquei mais interessada ainda quando fiquei sabendo como funcionava o jornal”, disse.

Já o aluno do 8° ano, Rudson Carvalho afirmou que a partir da leitura semanal do jornal tinha interesse em saber da sua fundação e da finalidade de passar informação para as pessoas. “Fiquei esclarecido e satisfeito. Gostei de tudo que vi e conheci”, afirmou.

O professor Marcos Antônio, coordenador do programa Ler para Saber Mais, afirmou que a visita ao jornal está dentro do programa de atividades. “Todos os anos os alunos das escolas vêm conhecer a operacionalidade do jornal, como parte das atividades”, destacou ele, informado que esse ano 13 escolas estão participando do programa.

Fonte: Gazeta do Oeste/ Foto Alcivan Costa 05/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário