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quinta-feira, 12 de maio de 2011

Agenda de Atividades de Educação para os Media

Conheça a publicação "25 + UM - Agenda de Atividades de Educação p/os Media", organizado por Sara Pereira, Luis Pereira e Vitor Tomé http://migre.me/4woJM


Compartilhamos abaixo, uma das atividades sugeridas pela agenda, usando o jornal. Lembramos que a publicação está escrita em português de Portugal, daí o uso de algumas palavras que não são muito correntes no português do Brasil e a ortografia diferente.




Na redacção de um jornal

"Esta actividade pretende simular a redacção de um jornal diário de informação geral, mais especificamente, uma reunião de última hora para decidir sobre um assunto que não é consensual.


Para iniciar, os alunos assumem, individualmente ou em grupo, diferentes papéis deprofissionais ligados à produção de um jornal, por exemplo, director, editores de secção, jornalistas, repórteres fotográficos. Para este caso, vamos convocar também o director de marketing e publicidade e o provedor do leitor.


Depois de atribuídos os papéis e de cada um saber exactamente aposição que vai tomar, dá-se início à reunião.


O ‘director’ comunica aos presentes que esta reunião de última hora deve-se ao facto denão haver concordância quanto à publicação de fotografias de uma situação de bullying ocorrida numa escola entre duas raparigas. As fotografias são chocantes e mostram claramente a rapariga agredida e a rapariga agressora.


O jornal tem de ir para impressão, é urgente fazer o fecho da edição, há que tomaruma decisão quanto à publicação, ou não, das fotos. Cada um vai apresentar os seusargumentos.Há que decidir!


O professor orienta a actividade e promove a discussão final, levando a reflectir sobre osargumentos apresentados pelas várias partes. Será importante convocar os princípios daresponsabilidade social dos media.


Para animar o debate, é importante que na atribuição dos papéis e na especificaçãoprévias das posições a tomar sejam considerados argumentos contra, pró e outros maismoderados. Caberá ao director a decisão final.


O caso aqui sugerido é apenas um exemplo, podendo recorrer-se a outras situações ouacontecimentos, podendo-se mesmo ter por base casos da actualidade".

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