Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Unicamp lança portal para disponibilizar conteúdos educacionais

A Unicamp lançou na manhã desta segunda-feira (25) o OpenCourseWare Unicamp, portal concebido para hospedar conteúdos educacionais em formato digital, originários de disciplinas de cursos de graduação da Universidade. O objetivo da iniciativa é disponibilizar à sociedade, de forma gratuita, materiais como textos, fotos, animações, apostilas, vídeos etc. O espaço já conta com 12 disciplinas, de diferentes áreas do conhecimento. “Para a Unicamp, é muito importante tornar esses conteúdos acessíveis à comunidade acadêmica e à sociedade em geral. Temos convicção de que cada vez mais professores se interessarão pelo uso dessa ferramenta”, afirmou o reitor Fernando Ferreira Costa.



A Unicamp é a primeira universidade pública do Brasil a contar com o OCW. A criação do portal começou a ser formatada há pouco mais de dois anos, por meio de um acordo com a Universia Brasil. Na oportunidade, o objetivo era lançar a ferramenta com dez disciplinas disponíveis. “Assim que a atual administração assumiu, demos impulso ao projeto. Não foi uma tarefa trivial criar uma plataforma que contasse com recursos de edição simples e que observasse questões importantes como o respeito ao direito autoral”, relatou o titular da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), Marcelo Knobel. Segundo ele, antes mesmo do lançamento oficial do OCW, vários docentes fizeram contato para manifestar o interesse de também publicar conteúdos didáticos no portal.



O trabalho de concepção da ferramenta ficou a cargo da própria PRG, em conjunto com o Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). Conforme o coordenador do GGTE, professor José Armando Valente, a principal proposta do OCW é aproximar a sociedade da produção técnico-científica da Unicamp, por meio da publicação das disciplinas dos cursos de graduação. “O portal vai funcionar como uma espécie de vitrine do que é feito na Universidade nesse nível de ensino. Por isso, temos certeza de que nossos docentes vão procurar disponibilizar conteúdos de alta qualidade, dado que os materiais poderão ser acessados e baixados por interessados do mundo todo”, previu.



Ainda conforme Valente, o acesso aos dados disponíveis poderá ser realizado de forma livre e sem custo. Não haverá necessidade de inscrição ou do cumprimento de outras formalidades. Entretanto, o usuário terá que estar de acordo com as condições previstas nos “Termos de Uso”. “No momento da publicação, o GGTE confere com o docente se os direitos autorais relativos aos materiais que compõe a aula foram observados. Se houver alguma dúvida, nós adiamos a publicação até que esse ponto seja devidamente esclarecido”, detalha Valente. A ferramenta não oferece a assistência dos autores para esclarecer eventuais dúvidas, e as informações apresentadas podem não refletir o amplo conteúdo das disciplinas. O OCW também não emite certificados ou diplomas.



O diretor geral da Universia Brasil, Ricardo Fasti, prestigiou o lançamento do OCW da Unicamp. Ele agradeceu o esforço da Universidade em criar o portal. “Trata-se de uma iniciativa inovadora, e a inovação é uma das características da Unicamp. Essa ferramenta certamente mexerá com uma série de situações, inclusive com métodos pedagógicos. O desafio que fica aos professores é fazer com que os conteúdos de suas aulas também possam ser aprendidos a distância”, disse.



A estrutura do OpenCourseWare Unicamp segue uma tendência mundial que possibilita ampliar a relação institucional com a comunidade, a exemplo do que ocorre no Massachusetts Institute of Technology (MIT), por meio do projeto MIT OpenCourseWare. Este disponibiliza à comunidade mundial conteúdos didáticos de suas disciplinas em vários formatos.



Fonte: Manuel Alves Filho / Fotos: Antoninho Perri
Edição das imagens: Luís Paulo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário