Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Santa na Escola chega a Timbó

Compartilhamos abaixo matéria publicada no Jornal de Santa Catarina, no dia 6 de abril, sobre a ampliação do programa Santa na Escola para mais uma cidade da região.

Reúnem-se hoje na Secretaria Municipal da Educação 11 professores e seis coordenadores de
ensino para a capacitação do Projeto Santa na Escola. Os professores vão aprender a estimular a leitura do jornal em sala de aula como ferramenta pedagógica de incentivo aos alunos à prática da leitura, compreensão e interpretação de textos. Este será o primeiro ano letivo no qual seis escolas da rede municipal de Timbó participarão da proposta.

O Santa na Escola existe há três anos em Blumenau e Gaspar e há 2 anos em Brusque. Orientada pelo Programa Jornal e Educação, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a proposta levará o
jornal às salas de aula para estimular a leitura de cerca de 300 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Além da leitura, os professores participantes do projeto desenvolverão trabalhos com os alunos que posteriormente serão publicados em um encarte especial.

– Por volta dos 10 anos, é o período em que a fase do senso crítico começa a se intensificar nos alunos. E ferramentas como o incentivo à leitura potencializam a capacidade deles – avalia Mônica Maria Mueller, gerente de marketing do Grupo Mueller, apoiadora do projeto em
Timbó.

Ontem (05/04) pela manhã, houve a apresentação e a cerimônia de abertura do projeto, na sala de reuniões da prefeitura. Além dos professores, participaram do evento o prefeito Laércio Schuster Júnior, o secretário da Educação, Sergi Mengarda, o gerente-executivo do Grupo RBS, Armando Job, e o presidente do Grupo Mueller, John Mueller.

– A cidade é terceira no Estado em índices de educação e a proposta de estímulo à leitura ajudará a assegurar a evolução do ensino com nossos alunos – avaliou o prefeito.

Fonte: Jornal de Santa Catarina (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário