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quarta-feira, 16 de março de 2011

Sugestão de atividade com o jornal: a importância do plantio de caju

Compartilhamos uma atividade com jornal realizada por professores ligados ao programa A Tarde Educação, do jornal A Tarde (BA), a partir de matéria publicada no veículo. Você pode ler e inspirar-se para criar a sua própria atividade em sua cidade.

Modalidade: Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio

Tema Transversal: Meio Ambiente e Saúde

Áreas do conhecimento: Geografia e ciências naturais

Conteúdo: Agricultura

Matéria publicada no jornal A Tarde: “Mais de 200 áreas aptas para plantio de caju”

Propostas de atividade
Esta matéria enfoca que, apesar de a colheita de caju já ter acabado, vem aí um período de plantio e renovação deste cultivo. Além disso, destaca a figura da Bahia como importante produtor de caju no Brasil.

Seria interessante, de início, mostrar aos alunos dados concretos da produção baiana de caju, que a matéria traz. Mostrar para eles a importância, não apenas da Bahia, mas do Nordeste neste cultivo. Depois, peça que os alunos pesquisem os diversos modos de utilização do caju e da castanha, como doces, utilização da castanha em comidas típicas da Bahia, entre outros.

Na área das ciências naturais, é relevante também para os alunos buscarem as informações nutricionais do caju e da castanha. O valor calórico, se há benefícios e malefícios em sua utilização. Peça também que eles pesquisem as lendas e curiosidades que giram em tornos desses produtos, como por exemplo a castanha como alimento afrodisíaco.

Na área de geografia, observe também junto com os alunos o quanto a produção de caju tem influência na economia nacional, assim como no Nordeste e na Bahia. Veja qual a área atualmente utilizada para este plantio, se prejudica o solo. Além disso, tem a questão do clima nordestino, que pode ser favorável a tal plantio.

Utilizando o Jornal
Destaque, logo no início, um período que fala sobre as exigências para o plantio de caju. “O plantio do caju exige condições climáticas específicas, conforme explica o chefe-geral da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Vítor Hugo de Oliveira. “Com relação às chuvas, deve-se evitar as regiões nas quais as precipitações não atingem 600 mm, especialmente se o cultivo for feito sob regime de sequeiro. Neste último caso, a precipitação adequada está na faixa de 800 a 1.300 mm anuais”, destaca o técnico”. Neste período é interessante observar as especificações para este plantio e discutir com os alunos as mesmas.

Pegue também o trecho que destaca o Nordeste e a Bahia como polos importantes. “Quarto produtor Em anos normais, o Nordeste, responsável por 95% da produção nacional, produz cerca de 300 toneladas de castanha de caju por ano. A Bahia,como quarto maior produtor do País, vem aumentando a sua participação na produção nacional entre 5 e 10%”. Discuta com os alunos esta questão, mas não se limite ao caju, veja também outros cultivos que a região nordestina e a Bahia vêm ganhando espaço.

Para finalizar, observe com os alunos a pequena coluna que ensina a fazer omelete de caju.

Pesquise com ele informações sobre esta omelete, valor nutricional, benefícios e malefícios para a saúde e faça comparações com a omelete tradicional, assim como outras frutas e outros alimentos.

Fonte: Jornal A TARDE

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