Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 15 de março de 2011

Patrimônio é no jornal e na escola

No Espírito Santo, o Grupo Gazeta está ajudando a formar leitores de jornal mais críticos. Trata-se do programa A Gazeta na Sala de Aula, criado há 16 anos, quando a empresa ainda nem falava em responsabilidade social.

Em 2010, o trabalho teve um desdobramento surpreendente por iniciativa das professoras Brunelle Gaiba Jastrow e Irinete Tonath Henke, da Escola Municipal Fazenda FranzSchneider, de Santa Maria de Jetibá, a 87 quilômetros de Vitória.

Brunelle e Irinete, que venceram oconcurso A Gazeta na Sala de Aula com o trabalho “Lar doce lar: quanto vale a sua história?”, montaram um projeto com base em uma série de reportagens do jornal A Gazeta.

As matérias denunciavam que casas centenárias construídas artesanalmente pelos imigrantes da Pomerânia estavam tendo uma destinação nada histórica. Iludidos de que as casas seriam reinstaladas e preservadas em outras localidades, os proprietários recebiam até R$ 4,5 mil por suas moradias. Depois, elas eram levadas em carretas para abastecer o mercado de decoração e antiguidadesde São João Del Rey, em Minas Gerais.

Em sala de aula, Brunelle e Irinete fizeram um trabalho de resgate da cultura pomerana. Após a leitura das matérias, elas exibiram vídeos históricos mostrando a dificuldade e toda a questão afetiva e familiar envolvida na construção das casas, visitaram o Museu Pomerano e uma residência típica.

As crianças produziram maquetes, mapas e jogos. As matérias também foram enviadas aos pais para leitura familiar. Retornavam em formato de pesquisa com ideias e sugestões. Por último, um folder explicativo foi desenvolvido e entregue a boa parte da comunidade diretamente envolvida. A ação durou de julho a novembro e conquistou apoio da prefeitura.

“A maioria das pessoas não tinha conhecimento do problema. Com a mobilização dos alunos, conseguimos atingir um público bem grande. Não esperávamos uma resposta tão positiva assim”, comemora Brunelle. Empolgada com a repercussão, a professora afirma que esse projeto foi só o início.

Em 2011, ela pretende dar continuidade a ele e abranger outros fatos e divulgar para um público maior. Quanto ao A Gazeta na Sala deAula, ela avalia como uma ótima oportunidade para despertar ointeresse dos alunos pelos temas do dia a dia.

Fonte: Jornal ANJ/ Ana Crisitina Basei e Néia Oliveira - FEV-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário