Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Para especialista, jornal leva vida para a escola

A jornalista e professora Cristiane Parente de Sá Barreto, coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ (Associação Nacional de Jornais), esteve na sede do GCN Comunicação na noite de ontem para palestrar no lançamento do projeto Jornal Escola 2011. A convidada falou sobre o tema “Educação: da leitura à cidadania” para os 60 professores e autoridades presentes no evento. O prefeito Sidnei Rocha (PSDB) e o deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB), representando o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), participaram do encontro.

Cristiane Parente trabalha há 15 anos com pesquisas sobre a relação entre mídia e educação e acompanha programas entre jornais e escolas desenvolvidos por 60 veículos de todo o País associados à ANJ. De maneira extrovertida, ela relatou experiências do uso do jornal na sala de aula no Brasil e no exterior. Disse que numa cidade do Mato Grosso, próxima a Dourados, as crianças produziram um jornal e o produto se tornou o jornal da própria cidade, que não tinha veículo de comunicação.

Para Cristiane, o jornal é um parceiro dos professores e leva vida às salas de aula porque retrata o cotidiano vivido pelos alunos em suas comunidades. “Os livros didáticos têm conteúdos fixos e o jornal acrescenta vida, poesia, o texto das pessoas àquele livro que todo ano é o mesmo. Ele leva a vida que está lá fora para dentro da sala de aula e a possibilidade de refletirem sobre o que está acontecendo para atuarem no mundo que vivem e até mudá-lo”, disse.

O GCN espera receber quase seis mil visitantes do projeto Jornal Escola ao longo de 2011. Os alunos terão a oportunidade de conhecer como se produz um jornal ao visitarem as dependências do Comércio da Franca, Rádio Difusora AM, portal GCN e o Núcleo de Projetos Especiais, responsável pela produção das revistas do GCN. Para este ano, o projeto prepara um concurso de redação entre estudantes do 5º ano. O tema será Trânsito e os três melhores textos serão premiados.

Como em 2010, no segundo semestre deste ano, o GCN abrirá as portas para receber professores para um ciclo de oficinas que ensinam a utilizar o jornal como uma ferramenta de aprendizagem dentro da sala de aula. Doze escolas municipais e estaduais ganharão assinaturas regulares do jornal para utilizarem nas classes. Outras informações podem ser conferidas a partir da semana que vem no blog do programa (www.gcn.net.br/gcnblogs/jornalescola), que está sendo reformulado.

Cristiane apoiou as iniciativas do projeto Jornal Escola. “O fato do Comércio da Franca estar abrindo as portas para os professores e alunos é um passo fundamental para a formação de jovens e crianças com mais noção da sua responsabilidade social em termos de sua comunidade, de sua escola e o que podem fazer para um mundo melhor. Além do incentivo à leitura”.

A jornalista Sônia Machiavelli, presidente do Conselho de Administração do GCN, que teve a iniciativa de abrir as portas do jornal para os estudantes ainda na década de 70, ficou satisfeita com a apresentação de Cristiane Parente e pretende colocar em prática uma das ideias que a convidada sugeriu. “Achei de uma riqueza ímpar a apresentação dela. Ela nos trouxe experiências que conhece do uso do jornal nas escolas de forma muito leve, bem humorada e com muita simpatia. Achei a ideia ótima de trazer as crianças para apresentarem um programa na rádio Difusora. Vamos nos esforçar para tornar a ideia uma realidade”. Os participantes receberam certificado de participação ao final do encontro.

Autoridades prestigiam abertura do Jornal Escola
Além da participação dos professores, o lançamento do projeto Jornal Escola foi marcado pela presença de autoridades que compareceram na noite de ontem ao auditório “Jornalista Corrêa Neves”, na sede do GCN Comunicação. O prefeito Sidnei Rocha (PSDB), o vice-prefeito Ari Pedro Balieiro (PTB), a secretária municipal de Educação, Leila Haddad, o deputado federal Marco Aurélio Ubiali (PSB) e o presidente da Câmara Municipal, Marco Garcia (PP), prestigiaram a abertura do projeto.

Na abertura oficial, o prefeito afirmou aos convidados que o Jornal Escola é um incentivo para a leitura nas unidades educacionais. “Mais importante na escola é ensinar a ler e a escrever. Precisa haver o incentivo à leitura, não somente ler o que se escreve, mas também ler livros, ler jornais, ler revistas, enfim, ler tudo, até bula de remédio”.

A opinião é compartilhada pelo presidente da Câmara Municipal, Marco Garcia. Para ele, a tecnologia auxilia as pessoas em todos os segmentos, principalmente a internet, mas o foco se perde nos atrativos e não na leitura. “As crianças ficam no computador jogando e a leitura fica em segundo plano. Ao ver a estrutura do jornal, eles vão se interessar por vários assuntos. Daí podem surgir nossos futuros escritores, jornalistas, pessoas da comunicação”.


Fonte: Comércio da Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário