Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Jornalista da ANJ abre Jornal Escola 2011

O GCN Comunicação fará na noite de hoje (17/03), às 19h30, o lançamento do projeto Jornal Escola 2011. O projeto tem como objetivo aproximar o jornal Comércio da Franca das escolas para incentivar entre os estudantes o hábito da leitura e contribuir para formar cidadãos mais críticos. A abertura será feita pela jornalista e professora Cristiane Parente de Sá Barreto, coordenadora executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ (Associação Nacional de Jornais). Ela ministrará a palestra “Educação: da leitura à cidadania”.

A apresentação acontecerá no auditório “Jornalista Corrêa Neves”, na sede do GCN Comunicação. São esperados 70 convidados, entre professores e autoridades. O prefeito Sidnei Rocha; a secretária municipal de Educação, Leila Haddad; o deputado federal Marco Aurélio Ubiali e o presidente da Câmara Municipal Marco Garcia confirmaram presença.

“A Cristiane Parente é uma referência no trabalho entre imprensa e escolas e vai ensinar muito aos professores e também a nós, profissionais do GCN, para aprimoramos nosso trabalho”, disse Lívia Inácio, coordenadora do Jornal Escola.

Cristiane Parente trabalhou como repórter, redatora e editora em veículos impressos e televisão. Participa de estudos e pesquisas da relação entre mídia e educação há 15 anos. Na ANJ, acompanha programas entre imprensa e escolas desenvolvidos por cerca de 60 jornais associados, inclusive o Comércio da Franca. Costuma participar de oficinas, workshops, palestras e pesquisas sobre o tema no Brasil e no exterior.

Cristiane defende projetos educacionais como o Jornal Escola. “Os programas de Jornal e Educação têm ajudado a estimular a leitura entre os alunos, melhorar seu vocabulário, criar seu próprio jornal, para que deixem de ser apenas consumidores e passem a ser cada vez mais produtores de informação”, disse.

AVANÇOS
O GCN recebe estudantes para conhecer suas dependências e trabalho desde a década de 70. A iniciativa foi da jornalista Sônia Machiavelli, presidente do Conselho de Administração do GCN. Em 1994, o projeto recebeu o nome de Jornal Escola. Ao longo dos anos, passou por reformulações. As visitas de estudantes de Franca e região para conhecerem a redação integrada do Comércio da Franca, Rádio Difusora AM e portal GCN.net.br continuam.

Desde 1996 foram recebidos 65 mil visitantes. Neste ano, o projeto espera recepcionar quase seis mil alunos. Para auxiliar as escolas, o Comércio oferece assinatura gratuita, com entrega diária dos exemplares do jornal para 12 escolas públicas, que também são orientadas por profissionais do GCN sobre o uso das edições na sala de aula.

Como no ano passado, repórteres, radialistas e fotógrafos farão palestras nas escolas para contarem experiências profissionais e o processo de produção das notícias. Das 12 escolas parceiras, as três que desenvolverem os melhores projetos serão premiadas no fim do ano pela empresa. No segundo semestre, será retomada a série de oficinas do projeto “O jornal na sala de aula”.

O Jornal Escola ainda promoverá um concurso de redação sobre o tema Trânsito para alunos do 5º ano. Todas as notícias do projeto poderão ser acompanhadas pelo blog do Jornal Escola. Lançado no ano passado, o espaço está sendo reformulado e a partir da semana que vem poderá ser conferido pelo endereço www.gcn.net.br /gcnblogs/jorn alescola. Além de fotos e projetos, o blog terá sugestões de atividades para serem desenvolvidas com o jornal nas escolas.

Jornalistas revelam bastidores da notícia
No projeto Jornal Escola não são apenas os estudantes que visitam o GCN Comunicação. Repórteres, radialistas e fotógrafos também deixam a redação para ir até as escolas ministrar palestras para os alunos. Nos encontros, eles revelam aos estudantes os bastidores da notícia e curiosidades da profissão. Para 2011, estão programadas 12 palestras dos jornalistas nas 12 escolas públicas parceiras do Jornal Escola, que recebem exemplares do Comércio da Franca todos os dias, como cortesia da empresa.

Em 2009, a simpática Cintia Flávia, radialista desde 1999, viveu essa experiência e ministrou uma palestra na Escola Estadual “José Carlos Panice”, no Jardim Panorama, para mais de cem alunos. Compartilhou com eles as histórias vividas como radialista. “É sempre gratificante contar minha história e curiosidades da profissão que escolhi, principalmente para crianças porque elas ficam entusiasmadas”, disse Cintia, que sempre é recebida de forma carismática. “Fico emocionada quando os alunos falam ‘nossa, você é a Cintia Flávia, eu adoro sua risada, minha mãe e minha avó ouvem você no rádio’. É um reconhecimento muito gratificante mesmo”, disse.

Fonte: Comércio de Franca - 17/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário