Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Jornal O POVO relança coluna do programa O POVO na Educação

Além do blog (http://blog.opovo.com.br/educacao/), O POVO na Educação, desenvolvido pelo jornal O POVO, de Fortaleza/CE, relançou a coluna quinzenal do programa a partir da contribuição dos educadores que têm trabalhado com jornal em suas aulas. Veja abaixo o conteúdo de uma das colunas:


Guabiras, ilustrador do jornal O POVO, participa das oficinas

História em quadrinhos

Sempre é possível fazer com que nas aulas de língua portuguesa, a leitura e escrita se tornem duas práticas interessantes para os alunos, e quando se trata de escrever. O professor precisa incentivar ao máximo a turma, para que todos possam ter o costume de produzir bons textos. Foi o que fez o Professor Jean Paulo, da Escola de Ensino Fundamental São José, localizada no bairro de Coqueiros, município de Horizonte – CE.

Jean propôs uma aula bem diferente para os seus alunos do 7º ano, tendo a intenção de explorar a criatividade e a produção de ideias, fazendo com que várias produções textuais, de temas diversos, fossem produzidas. Essa será a proposta da coluna do O POVO na Educação de hoje.
Confira no passo a passo, o que você professor, ganha, ao propor para os alunos uma produção textual, tendo como base as tirinhas de jornal encontradas no O POVO.

FINALIZAÇÃO
Os alunos trabalham interagindo no passo a passo.

É necessário que o educador tranquilize a turma, dizendo que quanto mais produções textuais desse tipo, forem realizadas, melhores ficarão, pois é uma prática que todos podem ter o domínio, basta ter perseverança. É importante lembrar que nas equipes, os que tiverem mais facilidade para o formato do desenho, podem ajudar a outros que não ainda não tem tanta prática.

CONTEÚDO
Leitura e Produção Textual

Objetivos

Incentivar a prática da leitura e da escrita;

Dinamizar a produção textual em sala de aula;

Materiais necessários:

Histórias em quadrinhos (tirinhas de jornal) do O POVO
Pincel atômico
Lousa
Folha de papel ofício tamanho A4
Lápis
Borracha
Canetinhas coloridas
Lápis de cor Desenvolvimento

1º PASSO

Para a realização dessa aula, o professor precisa ter vários exemplos de histórias em quadrinhos, para que a turma leia e tenham inspiração naquilo que irão produzir. A seleção das tirinhas de jornal precisa acontecer bem antes da aula, e deve ser de acordo com a faixa etária dos alunos. Lembrando que para um bom desenvolvimento do trabalho é preciso que a turma seja dividida em equipes, formadas no máximo por quatro alunos.

2º PASSO

Nesse momento, o professor dará um tempo para as equipes visualizarem todas as tirinhas de jornal, e se divertirem com as histórias que foram escritas, pois, é de inteira importância que todas as leituras em quadrinhos, entregues aos alunos nas equipes sejam visualizadas. Logo em seguida, quando todos já estiverem concluído , é hora de socializar a leitura que tiveram com os demais membros da turma, cada equipe escolherá uma história em quadrinhos e apresentará para o conhecimento dos demais.

3° PASSO

Posteriormente é apresentada as características existentes nas histórias, suas particularidades, e que elementos precisam ter , para que uma produção textual desse tipo seja completa.

4° PASSO

Apresente aos alunos, o formato dos desenhos, as expressões, emoções e sentimentos que são encontrados nos personagens, e que são transmitidos através das gravuras. Explique para eles que a parte textual deve ser colocada em balões, indicando a fala dos personagens, e que os quadrados, são os locais que ficam armazenados os desenhos indicando uma passagem de tempo, ou seja, uma sequência a ser realizada.

5º PASSO

Chegou a hora dos alunos, produzirem suas próprias tirinhas de jornal. Para facilitar a produção, oriente aos participantes da atividade que corte ao meio, no formato vertical a folha de ofício tamanho A4, e em seguida com o lápis risque dois traços também verticais, resultando assim em três quadrados, ficará dessa forma uma tirinha, facilitando a produção dos desenhos e da escrita nos balões.

6º PASSO

As histórias em quadrinhos precisam ter um tema, o professor pode deixar a turma livre para escolha, fazendo com que dessa maneira, os alunos fiquem confortáveis facilitando muito mais a produção textual, juntamente com os desenhos.

Para acompanhar as colunas basta acessar o link: www.opovo.com.br/colunas/opovonaeducacao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário