Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sugestão de atividade com jornal:“Os “ismos” do totalitarismo”

O pessoal do programa A Tarde Educação sugere uma atividade a partir do artigo “Os “ismos” do totalitarismo”, publicado no jornal A Tarde. Você pode buscar o artigo e aproveitar a sugestão de atividade ou buscar outro texto e fazer uma adaptação para a sua realidade!

Assunto: Dia Internacional dos Animais
Temas Transversais: Ética
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências, Informática e Educação Artística
Artigo: “Os “ismos” do totalitarismo”

PROPOSTAS DE ATIVIDADES:
Mostrar a imagem do artigo e pedir que os alunos façam uma análise e identifiquem de que assunto irá tratar o texto;
Pedir que eles leiam o primeiro parágrafo do texto;
Perguntar se identificaram o assunto e se está de acordo com a imagem analisada;
Questionar sobre o conhecimento deles sobre Dia Internacional dos Animais;
Pedir que os alunos pesquisem no artigo e compartilhem com os demais;
Fazer um levantamento de quantos alunos na sala possuem animal;
Suscitar o posicionamento dos alunos em relação ao dia;
Construir uma tabela contendo percentual na sala de quem cria animal e a proporção em relação ao gênero e a quantidade;
Pedir que os alunos escolham um animal (quem tiver, pode ser o que cria) e produzam um texto livre sobre o animal esse animal escolhido, contendo o máximo de informações (raça, tipo, classe) ;
Dividir a turma em grupos e pedir que construam uma atividade com os animais dos alunos que compõe aquele grupo. O professor(a) pode sugerir algumas atividades (cruzadinha sobre a classe do animal, caça palavras com nome de mamíferos, sete erros, etc. ) e principalmente acompanhar o processo de produção;
Quando as atividades estiverem prontas e corrigidas pelo professor(a), os alunos de grupos diferentes deverão responder.

Apresentar aos alunos a DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS(proclamada em assembleia da Unesco, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978) Propor um debate sobre os artigos que compõem a declaração e a sociedade atual. Questões Norteadoras:
O primeiro artigo da declaração diz que “Todos os animais nascem iguais diante da vida, e têm o mesmo direito à existência”.

  • A sociedade torna válido esse direito ?

  • É responsabilidade da população seguir os artigos da declaração?

O artigo 6 diz: “O abandono de um animal é um ato cruel e degradante” .

  • No Brasil é frequente este ato?

  • É correto usar animais em pesquisas científicas?

  • Porque os vegetarianos apoiam a campanha da “segunda sem carne” ?

  • Qual a principal diferença entre o homem e o animal?

Propor a construção de um mural e panfletos, contendo o material trabalhado em sala, podendo levar o título: “Dia Internacional dos Animais – Não os maltrate”

DICA:
Nas escola em que o acesso a internet for fácil, levar os alunos para fazer as atividades sobre os animais (jogos, pesquisas) no computador.

LINKS SUGERIDOS:
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DOS ANIMAIS

http://piquiri.blogspot.com/2007/09/direito-dos-animais.html

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS- Jogos, passatempos, multimídia e desenhos para colorir
http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/4-outubro-dia-dos-animais.html

Fonte: Jornal A Tarde, 04 de Outubro de 2010. Primeiro Caderno, p.A2. Salavdor/BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário