Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Estudantes criam o jornal escolar 'Gazeta Vicentina'

Estudantes universitários ministram oficinas para os alunos aprenderem a trabalhar
com os meios de comunicação escolares

Para verbalizar seus pensamentos e críticas, a turma da 6ª série ‘B’ da E.E. Medalha Milagrosa (Ponta Grossa/PR), que participou do Projeto Cultural Vamos Ler em 2009, decidiu criar uma rádio escolar, que vai ao ar todas as sextas-feiras, durante o recreio. Motivada pela ideia, a professora Carmen de George propôs para atual turma que trabalha com o Jornal da Manhã, a 5ª série ‘B’, a criação de um jornal escolar, onde eles poderiam ver expressas as suas argumentações, bem como as de colegas de outras turmas e funcionários. “Como sou Professora do Curso de Letras na Faculdade Secal, propus aos alunos do 2º ano o desafio de me auxiliar na concretização desse jornal. eles então ministraram várias oficinas para os alunos da 5ª série”, esclarece Carmen.

O jornal ganhou o nome ‘Gazeta Vicentina’, e a primeira edição saiu em setembro, com matérias interessantes para a comunidade escolar, escritas por alunos, professores e funcionários da ‘Medalha Milagrosa’. “Divulgamos os mais diversos assuntos envolvendo nossa comunidade, sendo que as fotos também foram produzidas pelos próprios alunos”, explica a educadora.Além de notícias, o jornal tem um encarte com as aventuras de um super-herói - As aventuras de Super Kauã – escritas por um aluno da 6ª série. A professora conta que conseguiram patrocínio tanto para a rádio quanto para o jornal escolar, com comerciantes locais.

“Minha intenção é desenvolver nos alunos a capacidade de argumentar e expor por escrito as suas ideias, estimular a responsabilidade de desenvolver um projeto sério e importante, cujos resultados passarão pela crítica de toda comunidade escolar”, afirma a professora Carmen.

Alunos realizam enquete na escola
Os estudantes da 5ª série ‘B’ da Escola Medalha Milagrosa fizeram uma enquete com alunos, professores e funcionários sobre a presença de policiamento nas escolas. A pergunta - A presença da Patrulha Escolar inibe a violência na Escola? - apresentou 98% das respostas ‘negativas’. A questão também foi levada para um professor, um aluno e uma pessoa da comunidade externa para argumentarem sobre o assunto.A fonte de pesquisa utilizada na enquete foi a revista ‘Na Ponta do Lápis’, distribuída para as escolas que participaram da Olimpíada da Língua Portuguesa.“Os dados da enquete e as argumentações serão divulgados na Gazeta Vicentina. A cada edição da Gazeta, nova enquete será realizada”, explica a professora Carmen de George.

Fonte: Jornal da Manhã/PR 01/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário