Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

“Ensino Noturno” livro descreve projetos diferenciados

O ensino noturno é uma realidade brasileira de longa data, e estava na hora desta prática educativa ser pauta entre alunos, professores e outros especialistas.

Por isso a obra
“Ensino Noturno”, de Laurinda Ramalho de Almeida desempenha um importante papel na educação: a função de repensar métodos de aula que despertem nos alunos a vontade de aprender e nos professores a vontade de ensinar.
A validez da proposta se deve às aplicações do Projeto Noturno, iniciativa que contou com a participação de 152 escolas do Ensino Médio da rede pública do Estado de São Paulo, com a característica delas próprias criarem e executarem propostas originais baseadas nos problemas encontrados dentro de seus muros escolares. A autora acompanhou de perto o trabalho desenvolvido em seis escolas no ano de 1986.
Retomar os dados coletados em entrevistas com alunos, educadores e seus coordenadores para a produção do livro se deve à revalorização do tema cada vez mais atual, e também pelas “vozes entusiasmadas, às vezes embargadas pela emoção, dos diretores, coordenadores, professores e alunos que participaram do Projeto e me concederam seu tempo e suas ideias, acreditando que o seu falar faria alguma diferença para a melhoria do ensino noturno”, relata Almeida.

Entre as propostas sugeridas e aplicadas pelas diferentes escolas, percebe-se em comum a vontade em construir uma ligação de mais respeito e afeto com o aluno. Por isso, houve a preocupação em oferecer merendas fartas, tolerância e adequação de horários para alunos com compromissos (como trabalho), incentivo da própria sala de aula ser um local de estudo para as provas, plantões, debates e palestras, entre outros.

“Ensino Noturno” é repleto de depoimentos de todos os envolvidos, o que constitui e constrói uma visão muito particular e democrática das aplicações das aulas e seus resultados.

“Ensino Noturno”
Autora: Laurinda Ramalho de Almeida
Editora: Edições Loyola
Páginas: 112
Quanto: R$ 18
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/802442-ensino-noturno-descreve-projetos-diferenciados-para-melhoria-da-educacao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário