Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Folha ampliará trabalho com educomunicação

Depois de participar das discussões entre sociedade civil e universidade para implantação do primeiro curso de graduação em educomunicação na USP (Universidade de São Paulo), a Folha da Região vai ampliar seus trabalhos dentro do projeto Folha da Região na Sala de Aula desenvolvido em parceria com a ANJ (Associação Nacional dos Jornais), há 16 anos, dentro do Programa Jornal e Educação, daquela entidade.

A educomunicação é uma novidade. Deve ser compreendida por uma série de ações sistematizadas que permitem profissionalizar a produção de conteúdo midiático - textos e imagens - com o objetivo de equilibrar a sociedade no que diz respeito ao direito à informação e à comunicação.
"O público precisa saber acessar, avaliar e produzir conteúdo que melhore as condições de vida de uma sociedade", defende Guilherme Canela, coordenador da área de Comunicação da Unesco no Brasil, um dos principais palestrantes do primeiro dia do 2º Encontro Brasileiro de Educomunicação.

EVENTO

Nos dias 23 e 24 de agosto, a Folha da Região esteve na USP para acompanhar o evento. Esta foi a segunda reunião. A primeira ocorreu em 2007 quando a universidade, em parceria com o Grupo Estado, desenvolveu um trabalho de 80 edições no Jornal da Tarde onde privilegiou a participação de pais e professores na construção de algumas páginas, desde a escolha dos assuntos tratados até a abordagem das matérias.

"A educação e a comunicação já se cruzaram. As universidades que não se abrirem estarão afastadas da realidade", provocou a professora doutora da USP, Dora Mourão, para acrescentar: "A educomunicação é uma demanda da contemporaneidade que procura aproximar os direitos humanos e sociais, porque todos eles passam pela mídia".

EM ARAÇATUBA

O projeto Folha da Região na Sala de Aula nasceu há 16 anos como um projeto de responsabilidade social cujo objetivo principal era incentivar a leitura de jornais. Juntamente com empresas cidadãs, que financiam parte do trabalho, o jornal oferece assinaturas gratuitas para as bibliotecas das escolas inscritas - públicas e particulares - mais uma coletânea de 20 exemplares semanais para trabalhos de pesquisa em classe, e desenvolve, ao longo do ano, algumas atividades como concursos (de poesias, contos, crônicas etc).

Atualmente, oferece uma série de atividades conjuntas como visitas monitoradas à redação e capacitação de professores, ambas iniciativas com o intuito de promover uma leitura crítica da realidade a partir do entendimento do processo de produção da notícia. Para os próximos meses, estão em fase de planejamento as oficinas livres de fotografia e vídeo, e para produção de conteúdo escrito: fanzines, jornais e blogs.

Fonte: Folha da Região/ Texto: Ayne Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário