Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Programa "A Gazeta na Sala de Aula" realiza seminário sobre “Valores”

O programa "A Gazeta na Sala de Aula", do jornal A Gazeta (ES) realiza um seminário com 400 profissionais parceiros do programa na próxima terça, 22 de junho, no Centro de Convenções de Vila Velha.

Todos os anos o programa escolhe um tema para abordar nas salas de aula. Neste ano, a temática escolhida é sobre “Valores”, que também será abordada nas palestras. Um dos destaques do seminário será o professor José Pacheco. O fundador da Escola da Ponte de Portugal falará sobre “A construção de valores e o desafio de educar”.

“A Escola da Ponte trabalha a autonomia e a auto-estima do aluno. Eles ficam em um bairro de periferia de Portugal e, desde a sua fundação, trabalharam com muitos alunos problemáticos”, afirma a coordenadora do programa, Cristina Barbiero Moraes.

A palestra será transmitida pelo Gazeta Online TV (www.gazetaonline.com.br).

O seminário contará também com relatos de duas jornalistas de A Gazeta que receberam o Prêmio Capixaba de Jornalismo em 2009. Vilmara Fernandes e Elaine Vieira falarão sobre suas matérias “A vida além dos muros do Adauto Botelho” e “Amor bandido: prisão mesmo fora da cela”, respectivamente.

No evento, será exibido o documentário “Siga minhas mãos”, dirigido pela repórter e produtora do Em Movimento, Luciana Gama a respeito das pedras turísticas do Espírito Santo como Itabira e o frade e a freira. Além disso, o encontro contará também com uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos professores em cada município participante.

O A Gazeta na Sala de Aula existe há 15 anos e possui, hoje, 30 mil alunos participando em 357 escolas diferentes. O programa, que trabalha com professores de escolas públicas de todo o Estado, realiza oficinas pedagógicas, encontros regionais, seminários, concursos dentre outros, que auxiliam na inserção das informações jornalísticas no dia a dia dos estudantes.

Programação do Seminário:
Data: 22/06/2010
Local: Centro de Convenções de Vila Velha
Público: 400 pessoas, entre professores, pedagogos, diretores, secretários de educação

Manhã
8h20 – Café
9h10 – Abertura
9h30 – Palestra “A construção de valores e o desafio de educar”, com o professor José Pacheco, fundador da Escola da Ponte de Portugal.
11h30 – Painel com relatos de jornalistas de A GAZETA que receberam o Prêmio Capixaba de Jornalismo em 2009: Vilmara Fernandes (matéria “A vida além dos muros do Adauto Botelho”) e Elaine Vieira (matéria “Amor bandido: prisão mesmo fora da cela”)
12h30 – Almoço ao som de músicas do CD “Serelepe”, de José Antônio Monteiro

Tarde
13h – Exibição do documentário “Siga minhas mãos” – direção de Luciana Gama.
13h50 – Apresentação de história com os artistas Cleverson Guerrera e Jeanine Pacheco
14h10 – Palestra “Valores na educação: uma experiência de vida”, com Nourival Júnior
15h10 – Sorteio de brindes e encerramento

Fonte: A Gazeta (ES)

Nenhum comentário:

Postar um comentário