Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Jogo eletrônico também pode contribuir no aprendizado

Os jogos eletrônicos figuram no rol das brincadeiras preferidas das crianças. Para muitos pais, deveriam ser abolidos a todo custo. Especialistas, entretanto, discordam de tal visão apocalíptica.

Para muitos, é possível enxergar pontos positivos na cultura digital. O termo inglês edutainment explica justamente a mistura de educação (education) e diversão (entertainment).


Na opinião da professora Tizuko Morchida, da USP, cada brincadeira tem o papel de desenvolver uma habilidade na criança–inclusive os jogos eletrônicos. Segundo a especialista, negar à criança o acesso a tais produtos pode até ser negativo. “Se a tecnologia hoje faz parte da nossa história, impedir o uso desses jogos é como voltar à Idade Média”, diz a professora – e, para os pequenos, Idade Média é sinônimo apenas de simulação de lutas com espada e escudo.

Limites devem existir Uma recomendação aos responsáveis é acompanhar e limitar os horários permitidos para utilização de tais formas de brincar. É o que busca o pai de Nicolas Nogueira, 11 anos.

“Se deixar, ele fica o dia inteiro no computador”, diz André Nogueira. Para ele, “todo pai gostaria de ver o filho brincando, jogando futebol”.

Mas quando a turma se junta, a bola rola na tela do computador.

André lembra que tais modalidades de diversão podem ajudar na inserção da cultura digital, tão valorizada na contemporaneidade.

“Mas o que não pode é se esquecer do mundo real” diz, corroborando com a visão da pesquisadora da Ufba Ilka Bichara: “Só é ruim quando substitui a sociabilização por uma atividade solitária”, diz.

A conversa com Nicolas quase é impedida de acontecer justamente pelo tema da matéria (“larga um pouco ocomputador”, disseopai).O estudante obedece e confessa: gosta de brincar, sim, com as formas mais tradicionais de diversão.

“Adoro papai ajuda”, citando a brincadeira cujas regras parecem com aquelas do pega pega.

Fonte: Jornal A Tarde (BA) - 07/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário