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terça-feira, 29 de junho de 2010

Escola conquista prêmio mundial

As aulas da Escola Municipal Prefeito Dr. Fulton Vitel B. de Macedo tiveram um sabor a mais este mês (junho). A turma do 2º ano do 2º ciclo (na foto com a jornalista Talita Moretto) e a professora Lourdes do Rocio Stafin dos Santos foram surpreendidos com a conquista do Prêmio Mundial para Jornal Escolar sobre o tema Liberdade de Imprensa, da Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA), dentro do Programa Jovens Leitores. A Escola Funton iniciou suas atividades no Projeto Vamos Ler, realizado pelo Jornal da Manhã, no início deste ano.

A categoria é nova, lançada este ano pela WAN-IFRA, com o objetivo de levar para as salas de aula a discussão sobre o tema Liberdade de Imprensa e Expressão, sua importância e fragilidade. Para isso, estimulou escolas a produzirem um jornal que divulgasse o tema, destacando o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio.

O Prêmio foi voltado a estudantes de quaisquer níveis de ensino e de qualquer lugar do mundo. Para participar, as turmas deveriam explorar o dilema de jornalistas exilados, usando o material que a WAN-IFRA disponibilizou. “A Escola Fulton ganhou este prêmio especial pela forma excelente que utilizou o material fornecido por nós e, principalmente, pela criatividade em criar suas próprias charges e textos. Vemos este trabalho como um excelente modelo para o prêmio do próximo ano”, esclarece a diretora executiva do Programa Jovens Leitores – WAN-IFRA, Aralynn McMane.

Com apoio da equipe pedagógica da escola, a professora promoveu discussões, explicando aos alunos a importância do tema, buscando, além do material da WAN-IFRA, outras fontes de informação. “Com base nos textos lidos, cada um se expressou à sua maneira, através depoimentos e desenhos. Os alunos entrevistaram as professoras da escola, os familiares, ouvindo a opinião de todos sobre o assunto”, explica Lourdes.

A diretora da escola, Nerci Fátima Ingês de Lara, e a pedagoga, Márcia Andreia Ianzen, ficaram muito felizes com a conquista, e elogiam o comprometimento da professora com o trabalho. “Isto me fez perceber a capacidade que todos têm. A turma nunca tinha participado de nada, e nunca tinha ganhado nada. Ficaram muito emocionados com o resultado”.

O fato de a primeira escola a ganhar este prêmio ser do Brasil, e fazer parte do grande grupo de educadores e estudantes do Vamos Ler, traduz-se no reconhecimento. Desde 2008 o JM é trabalhado em sala de aula, orientando professores e despertando os alunos para a leitura crítica do mundo. Um projeto novo, se comparado ao restante do mundo, mas que sempre nos trouxe excelentes resultados. O mérito maior desta conquista foi mostrar aos alunos que eles têm sim potencial, e mostrar à comunidade que a leitura pode ser sua maior riqueza.

O nome do jornal? ‘Voz da Liberdade’.

ENVOLVIDOS NA DISCUSSÃO
A UNESCO destaca que o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa constitui a ocasião para relembrar ao mundo quão importante é proteger o direito fundamental da pessoa humana, que é a liberdade de expressão, direito este inscrito no artigo 19º da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Considerando que a violência para com os profissionais dos media é hoje uma das principais ameaças à liberdade de expressão.

O Programa Jornal e Educação da ANJ tem estimulado entre os diversos coordenadores, em todas as regiões brasileiras, o debate sobre esse tema, com o apoio e o estímulo da WAN/IFRA, que reconhece o importante papel dos programas de Jornal e Educação no mundo inteiro. “Para nós, que trabalhamos em conjunto com os coordenadores, é uma vitória saber que o Jornal da Manhã foi o primeiro vencedor desse prêmio. E um reconhecimento internacional de que os jornais brasileiros têm feito o seu papel.” Cristiane Parente, Coordenadora Executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ e membro do Comitê Internacional de Jornal e Educação e Jovens Leitores da WAN/IFRA.

A Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, parceira no desenvolvimento do Projeto Vamos Ler em escolas municipais, reconhece a importância de envolver os alunos no debate das notícias, envolvendo-os na sociedade desde cedo. “Este prêmio é importante, principalmente pelo fato da escola ter feito um trabalho tão bonito a partir da experiência com a leitura do jornal, e esse tipo de experiência altera toda a sua vida, porque a crianca que é estimulada desde cedo à leitura acredita mais no seu potencial, na sua capacidade e tem mais subsídios para opiniar, refletir e participar da sociedade”, acredita a Secretária Municipal de Educação de Ponta Grossa, Zélia Maria Lopes Marochi.

A turma, que se dedicou bastante na criação do jornal, etã muito feliz com o prêmio. “Quando fiquei sabendo que ganhamos o prêmio, eu me senti alegre, feliz e emocionada”, conta a aluna Bruna da Silva Saettone.

Fonte: Blog Vamos Ler/ Texto Talita Moretto

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