Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Brincar e Educação

O pessoal do projeto A Tarde Educação, do jornal A Tarde (BA), sugere um artigo para ler e ser discutido pelos educadores: Brincar e educação: concepções e possibilidades. Os autores são: Alysson Massote Carvalho; Maria Michelle Fernandes Alves e Priscila de Lara Domingues Gomes.

Resumo do artigo:
O objetivo principal deste estudo foi analisar as relações existentes entre o contexto das instituições educativas e o comportamento de brincar de seus educandos. Foram participantes 40 crianças, de ambos os sexos, de idade entre 4 e 5 anos, e 10 educadores de cinco instituições educativas. Os procedimentos de coleta envolveram a filmagem das crianças em situação de recreação livre nas instituições e entrevistas com os educadores. Os principais resultados indicam que a estrutura da instituição educativa influencia o comportamento de brincar de seus educandos. Verificou-se também que existe uma dicotomia, em relação ao brincar, entre a visão e a prática dos profissionais. Esses resultados demonstram que é necessária uma articulação entre o projeto pedagógico, as práticas do currículo formal e o brincar, transformando e aprimorando a qualidade da educação nas instituições escolares.

Link do artigo completo:
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-73722005000200008&script=sci_abstract&tlng=pt

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário