Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

MEC vai recomendar não reprovar aluno até 3º ano

O CNE (Conselho Nacional de Educação) se prepara para recomendar que todas as escolas públicas e privadas do país não reprovem mais alunos matriculados nos três primeiros anos do ensino fundamental (de 6 a 8 anos de idade, em média). Se for homologada pelo ministro Fernando Haddad , a resolução entra em vigor em 2011, mas não tem força de lei, ou seja, só adota quem quiser.

Segundo Edna Martins Borges, coordenadora-geral do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do MEC, o conselho espera que em alguns anos o Brasil deixe de reprovar em todas as séries do ensino fundamental. A reprovação é tida como uma das causas da evasão escolar no país.

No Rio de Janeiro, as crianças da rede municipal já convivem com a regra que o CNE vai recomendar: os alunos dos três primeiros anos são reprovados apenas ao fim do terceiro ano. "Reprovar não é solução para nada durante o processo de alfabetização", disse ao jornal O Globo a secretária municipal de Educação do Rio, Claudia Costin.

Em Porto Alegre (RS), o sistema começou em 1995 e tornou-se obrigatório em 2000. A ideia do CNE encontra resistências entre pais e educadores. Críticos afirmam que a progressão continuada não dá resultado sozinha. As crianças precisam de acompanhamento exclusivo de professores bem formados, de um número correto de alunos em sala , aulas de reforço e apoio dos pais para, entre outros para garantir uma boa formação.

Fonte: Destak - 24/05/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário