Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

sábado, 22 de maio de 2010

Guia de reflexões e atividades para utilização do jornal na sala de aula

Para colaborar com o uso do jornal na sala de aula, a Tribuna do Cricaré, jornal de São Mateus (ES) criou o "Guia de Reflexões e Atividades para Utilização de Jornais na Sala de Aula", que traz dados sobre a história do jornalismo no país e em São Mateus, além da linguagem e gêneros jornalísticos e orientações de como o professor pode utilizar esse importante veículo de informação, que é o jornal.

Segundo o guia, o professor pode discutir com os alunos, por exemplo, as funções da linguagem e sua aplicação diante de interesses diversos, além de despertar uma leitura crítica das reportagens, notas e entrevistas.

O guia é uma publicação utilizada no Programa TC na Escola, ação desenvolvida há 14 anos na região. O Programa promove uma série de atividades junto às escolas de diversas cidades do sul do Estado, a fim de despertar o gosto de leitura e também incentivar a formação crítica de crianças, adolescentes e jovens.

A publicação traz ainda relatos de outras experiências desenvolvidas por veículos de comunicação do país com o mesmo foco, além de uma entrevista com Cristiane Parente, coordenadora-executiva do Programa Jornal e Educação da ANJ (Agssociação Nacional de Jornais). Fonte: Blog Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário