Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

quinta-feira, 25 de março de 2010

A Gazeta do Oeste dá início às atividades do programa Ler para Saber Mais

A programação deste ano do Programa Ler para Saber Mais, desenvolvido pela GAZETA DO OESTE (RN), foi aberta no dia 19, com a capacitação dos professores para o uso do jornal em sala de aula. Participaram da atividade docentes de 21 escolas públicas e privadas de Mossoró e região.

A capacitação ocorreu durante todo o dia na sala Marieta Lima, da Biblioteca Ney Pontes Duarte, e foi coordenada por Marcos Antonio de Oliveira, também coordenador pedagógico da GAZETA.

Durante a capacitação foram discutidos o histórico do programa, as dificuldades enfrentadas com relação ao uso do jornal, e as possibilidades de formar leitores críticos atentando para a intervenção do professor durante o trabalho com a mídia.

Também foram trabalhadas as partes do jornal, a relação que uma tem com a outra e a produção do jornal escolar. Os docentes que participaram da capacitação atuarão na escola como coordenadores, motivando os demais membros da comunidade escolar para desenvolverem atividades que usem o jornal não só como recurso didático, mas também estudem o jornal, observando de forma crítica todo o conteúdo.

De acordo com Marcos Antonio, durante todo o ano serão realizadas palestras sobre leitura, docência, avaliação, higiene vocal e psicopedagogia; oficinas de charges, sobre portfólio, reciclagem de jornal; visitas ao jornal e confecção de jornais escolares. “Farei visita às escolas para conversar com todos em relação ao trabalho que será desenvolvido. A intenção é que todos participem não deixando a responsabilidade apenas para o professor de Língua Portuguesa como sempre acontece. Porque o jornal envolve todas as disciplinas do currículo”, ressaltou o coordenador.

Para a edição deste ano há novidades. “Comemorando os cinco anos do programa teremos um evento aberto em outubro com a presença de Ezequiel Teodoro, uma das maiores autoridades em leitura no país”, informou Marcos Antonio.

O coordenador do Ler para Saber Mais afirmou que as escolas interessadas em participar do programa ainda podem se inscrever. É necessário preencher a ficha que está disponível no site da GAZETA (www.gazetadooeste.com.br), no link do Caderno Escola, entregar na recepção do jornal e fazer uma assinatura anual – que dará direito a instituição receber uma quantidade de jornais para trabalhar em sala de aula. A escola precisa ter modalidade de ensino fundamental, do 6º ao 9º ano e Ensino Médio – níveis atendidos pelo programa.

Fonte: A Gazeta do Oeste/ Texto: Daniele Silveira/ Foto: Ednilto Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário