Aqui você encontrará notícias, dicas de sites, cursos, músicas, eventos e atividades que estejam ligadas a projetos de Jornal e Educação e Jovens Leitores.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Jornais são referência em conteúdo inovador, diz estudo

O jornal é o veículo que mais produz informação nova, segundo levantamento do instituto norte-americano Pew Research Center.

De acordo com o estudo, os jornais de interesse geral responderam por 48% das reportagens com novas informações e outros 13% tiveram origem em publicações impressas especializadas, como as que têm como foco o setor de negócio -em ambos os casos, foram analisadas as versões impressa e on-line.

Em terceiro lugar ficaram as emissoras de TV, que foram responsáveis por 28% do conteúdo inovador. O rádio veio a seguir, com 7%.

No total, os meios de comunicação chamados de tradicionais, liderados pelos jornais, foram a origem de 96% do material com informações novas. O restante foi produzido pela nova mídia (blogs, Twitter etc.) -que "predominantemente" serviu como sistema de alerta e um modo de disseminar reportagens de outros veículos.

A pesquisa afirma que 17% das reportagens em todos os meios têm conteúdo novo, enquanto o restante é "essencialmente repetitivo, não trazendo nenhuma informação exclusiva". Ela diz ainda que são as reportagens inovadoras "que tendem a determinar a agenda de relatos por parte da maioria dos outros veículos".

Outra tendência observada pelo estudo é que há uso de conteúdo alheio sem citação de crédito. "Encontramos vários exemplos de sites com trabalho de outras pessoas sem que fosse citado o autor e, muitas vezes, sugerindo que havia apuração própria do veículo, quando isso não ocorreu."

O Pew Research Center analisou, por uma semana, o conteúdo produzido por 53 publicações em Baltimore (no Estado de Maryland, ao lado de Washington).

Fonte: Folha de São Paulo - 12/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário